Lei de dedetização de condomínios em Campinas: tire aqui suas dúvidas

Lei de dedetização de condomínios em Campinas: tire aqui suas dúvidas

Os condomínios são ambientes onde encontramos vários apartamentos, áreas comuns e também fatores propícios para a aparição de ratos e outras pragas urbanas. A dedetização de condomínios é fundamental para quem quer manter um ambiente limpo e saudável para todos os moradores.

Mas será que existe alguma legislação de dedetização em condomínios em Campinas? Bom, é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Campinas é uma cidade grande e que cada dia cresce mais. Com seus mais de 1 milhão de habitantes, a expansão vertical através da criação de novos condomínios não é incomum na região.

Sendo assim, os condomínios ficam cada vez mais populares. Porém, até mesmo os condomínios mais novos e bem cuidados não estão livres da possibilidade das pragas urbanas.

Isso porque esses ambientes possuem uma série de fatores que possibilitam a proliferação das pragas urbanas. E não, não estamos falando de má administração. Mesmo quando bem cuidado, o condomínio pode trazer os elementos que atraem diferentes pragas.

Por exemplo, todo animal precisa de três fatores para iniciar uma infestação:

  • Água
  • Alimento
  • Abrigo

O alimento pode vir do lixo ou simplesmente de objetos normais como madeira (no caso dos cupins). O abrigo basta ser qualquer lugar onde há pouca movimentação e por fim a água pode ser até mesmo das caixas d’água e da chuva.

A única maneira de evitar a proliferação de pragas urbanas nesses ambientes é através da dedetização em condomínios.

Lei de dedetização em condomínios em Campinas – O que você precisa saber

Bom, primeiro precisamos iniciar dizendo que não existe uma lei específica para a dedetização de condomínios em Campinas, nem mesmo em São Paulo.

Nem a ANVISA, o estado de São Paulo e nem a prefeitura elaboraram uma legislação específica sobre o assunto. Porém, a lei determina que é responsabilidade do síndico a manutenção das áreas comuns, principalmente quando afeta a saúde dos moradores.

As pragas urbanas são graves para a saúde, portanto o condomínio tem que cuidar para que essas criaturas não apareçam no ambiente.

Como os condomínios são áreas de grande porte e com vários fatores para essas pragas, é fundamental um plano de controle integrado de pragas, além do contrato com uma dedetizadora em Campinas.

A lei para as dedetizadoras

Apesar de não exigir nenhuma legislação para o condomínio e para a administração que obriga uma frequência de dedetização, a lei faz várias exigências às dedetizadoras que serão contratadas.

A RDC Nº 52, de 22 De outubro de 2009 traz uma série de determinações para a dedetizadora. Essas determinações falam sobre os procedimentos a serem utilizados, quais os produtos permitidos e também sobre como deve ser realizado a inutilização e descarte de embalagens.

Por que isso é importante?

A dedetização é feita através de venenos desinfetantes. Esses são produtos químicos perigosos e que quando usados de forma errada, podem prejudicar bastante a saúde e bem-estar dos moradores.

Por isso o condomínio deve sempre contratar uma empresa que segue as regras vigentes elaboradas pela Anvisa.

Contratar empresas clandestinas ou contar com o trabalho caseiro pode ser arriscado para os moradores, para os aplicadores e pode até ter efeito reverso na proliferação.

Sendo assim, as leis da ANVISA protegem o condomínio que contrata uma dedetizadora em Campinas com todos os certificados necessários.

O que fazer quando a infestação tem origem em um apartamento?

É possível que a proliferação de uma praga urbana não tenha origem nas áreas comuns do condomínio e sim em um apartamento individual. Nesses casos, é importante também contar com a lei para evitar riscos à saúde.

Dificilmente um morador não vai querer se livrar das pragas urbanas pelo bem de todo o condomínio. Mas caso isso aconteça, é necessário fazer uma notificação por escrita da necessidade de dedetização.

Caso notificações formais não seja eficiente, pode ser necessário acionar o morador na justiça para que ele acate a necessidade do condomínio.

Como contratar a melhor dedetizadora para condomínios em Campinas?

Para garantir que você está contratando uma empresa séria e que segue as recomendações de segurança da ANVISA, a melhor maneira é contar com dedetizadoras de confiança e experiência.

Toda dedetizadora especializada e devidamente registrada nos órgãos fiscalizadoras e com alvará, devem obrigatoriamente seguir as recomendações da ANVISA.

As companhias que se encaixam nesses quesitos vão sempre levar para os seus clientes todos os procedimentos necessários para não arriscar a saúde dos moradores e para controlar as pragas urbanas de forma eficiente.

Esses são os valores que a Dedetizadora Campinas sempre leva para o setor e para seus clientes.

Garantimos os melhores procedimentos e o uso de melhores produtos e equipamentos. Assim você garante que as pragas urbanas não terão como causar problemas para os moradores e para a administração.

Entre em contato com a gente e contrate a melhor dedetizadora em Campinas.

Post Relacionado

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *