Dedetização de Ratos (Desratização): Como Funciona

Dedetização de Ratos (Desratização): Como Funciona

Os ratos são uma das pragas urbanas mais comuns em qualquer ambiente. Esses roedores possuem uma série de qualidades que os tornam especialmente difíceis de serem eliminados sem os devidos métodos de dedetização de ratos.

Em Campinas, uma cidade com um bom número populacional, a ocorrência de ratos não é incomum. Essas são espécies que evoluíram para prosperar justamente no ambiente urbano.

Os ratos são principalmente resilientes e possuem uma capacidade de procriação enorme, podendo atingir um número muito grande de descendentes em menos de um ano.

Uma infestação de ratos é bem problemática e oferece riscos graves e até mesmo prejuízos para as pessoas responsáveis por um imóvel.

A dedetização específica para ratos é chamada de desratização. É importante tirar suas dúvidas sobre esse procedimento antes de ter que lidar com os problemas causados pelos ratos.

Existem diferentes métodos de desratização, desde soluções mecânicas até as soluções químicas para eliminar colônias.

Entenda como funciona a dedetização de ratos!

Dedetização de ratos – Como funciona?

A dedetização de ratos, ou a desratização funciona de maneiras diferentes e vai depender bastante de como é o ambiente, da espécie do roedor e do tipo da infestação, além de uma série de outros fatores.

Isso porque existem diferentes maneiras de realizar o procedimento de captura ou eliminação das criaturas.

É justamente por isso que a desratização começa justamente por uma análise da situação para determinar qual será o melhor procedimento a ser adotado pela empresa contratada para o controle de pragas urbanas.

Existem diferentes tipos de roedores que podem criar colônias em ambientes urbanas, desde os pequenos camundongos até as grandes ratazanas.

Cada um possui um tipo diferente de sistema para desratização. Por isso é fundamental a identificação da espécie.

Uma vez com a espécie identificada e com o ambiente analisado, é possível seguir com os procedimentos necessários para eliminar os roedores.

Quais os métodos de desratização?

A desratização é feita principalmente através de controle químico ou então com o controle mecânico. O controle químico, como o nome já bem indica é realizado com venenos de diferentes tipos.

Esses venenos são colocados no caminho dos ratos ou através de iscas. O químico também é levado pelos indivíduos até a colônia onde mata toda a infestação.

As iscas são sólidas, assim como o veneno colocado por onde os ratos passam, esse último tipo é geralmente feito através de polvilhamento. O pó gruda nos pelos e patas dos animais e é também carregado para o ninho e a colônia.

Já os métodos mecânicos são aqueles que utilizam mecanismos para capturar os ratos ou mata-los de imediato.

A ratoeira, por exemplo, é um sistema mecânico para acabar com ratos, com morte instantânea. Existem também as armadilhas que apenas capturam os animais, seja por piso adesivo ou prendendo os ratos em uma caixa.

Há também alguns métodos que estão começando a serem desenvolvidos.

Um desses métodos é o ultrassom que funciona afastando os animais através da liberação de um som que é inaudível para os humanos, mas assusta os roedores.

Este método não é tão eficiente e ainda não é difundido o suficiente no Brasil para tornar viável a sua contratação.

Depois do processo inicial que citamos, onde é feito o reconhecimento do ambiente e do roedor presente, um desses métodos será escolhido de acordo com a eficiência e preferência do contratante.

Vale mencionar que não existe veneno líquido para ratos permitidos no Brasil. Por isso, sempre desconfie de empresas que ofereçam esse tipo de solução.

Cuidados com a desratização

Na maioria das vezes os métodos utilizados para a desratização não utilizam venenos prejudiciais aos seres humanos. Porém, é importante sempre seguir as recomendações da empresa contratada que por sua vez vai seguir as recomendações das fabricantes e normas da ANVISA.

Outro ponto fundamental é sempre contar com uma empresa que esteja devidamente registrada e com todas as licenças necessárias para atuação na área.

Existem diferentes regras para as Dedetizadoras determinadas pelos órgãos competentes. Essas regras existem para te proteger do uso indevido de venenos.

Nunca confie em empresas clandestinas! Sempre contrate empresas especializadas e que atendam todas as normas disponíveis neste mercado.

Como evitar o surgimento de ratos?

Uma boa dica é sempre prevenir antes de precisar remediar, não é mesmo? Com isso em mente, mantenha o imóvel sempre limpo!

Os ratos proliferam em ambiente com bastante lixo e entulho. Ao evitar que esses dejetos fiquem no quintal ou em ambientes, você corta consideravelmente a possibilidade de ter uma infestação.

Outro ponto fundamental é sempre que você notar a presença de mais de um roedor em grandes ambientes, entre em contato com uma dedetizadora.

Os ratos procriam muito rápido e tentar solucionar o problema de forma caseira pode dar uma janela boa para eles se multiplicarem.

Para garantir a melhor desratização de Campinas, entre em contato com a Dedetizadora Campinas.

Post Relacionado

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *